Em linguagem clara e direta, este guia orienta a prática desta experiência pedagógica junto à comunidade.
Cada etapa será apresentada com instruções passo-a-passo, a fim de favorecer a compreensão e a visualização dos processos necessários.
A estrutura apresentada nesta disseminação tem como base a experiência acumulada nos laboratórios Oldnet no Brasil, a qual deve ser entendida como facilitadora do trabalho e não como restrição, podendo ser complementada ou modificada com critérios baseados no bom senso, na demanda específica de cada local e no conhecimento do grupo com o qual se pretende atuar.
A estrutura da metodologia foi denominada de passo-a-passo e traz uma clara analogia com os processos de construção de um espetáculo teatral. Tirar o Programa Oldnet do papel, ou melhor, deste roteiro de consulta, e transformá-lo em realidade é o desafio que se apresenta.
Para começar, sugerimos a escolha do Cenário – o espaço e as características do local onde as oficinas Oldnet serão realizadas. Tal definição trará subsídios e informações que nortearão o planejamento, o formato, os recursos necessários à implementação da metodologia no local especificado.
Construído o Cenário, parte-se para a definição dos Objetos de Cena, ou seja, os elementos tecnológicos necessários como computadores, programas, periféricos, estrutura de rede, acesso à internet, dentre outros.
Espaço e cenário resolvidos, parte-se para a definição dos Bastidores da cena, onde será possível definir a equipe necessária com sugestões de dimensão, funções e atribuições de cada profissional, desenho do organograma e muito mais. Na seção Bastidores, encontram-se também informações sobre as estratégias de mapeamento, articulação e estabelecimento de parcerias.
Com o espaço, a equipe e os parceiros em ordem, pode-se então escolher o Elenco. Os jovens e os idosos que integrarão as oficinas, os ‘atores’ da experiência Oldnet, são aqui motivados e selecionados para iniciar as atividades, com dicas e orientações que facilitarão o processo.
Definido o elenco, passamos para os Ensaios. Nesta etapa, os jovens recebem a capacitação adequada ao exercício do papel de professores voluntários, apreendendo a metodologia e desenvolvendo as habilidades educativas para o desempenho da função.
Na seção a seguir, encontra-se o que chamamos de uma Aula em 4 Atos, ou seja, todas as orientações para compor a dinâmica e os processos de uma aula de acordo com as práticas e atividades construídas nas oficinas Oldnet.
Para enriquecer e ilustrar a implementação das oficinas, temos a seção Direção da cena, apresentando o papel do educador e os parâmetros que irão orientar a abordagem dos conteúdos propostos e a interação entre os jovens professores e os alunos idosos.
Para concluir, temos o Desfecho, onde serão encontradas as indicações para elaboração e aplicação da avaliação dos processos e dos resultados da experiência. Foram acrescentadas, ainda, algumas reflexões sobre continuidade e sustentabilidade. O objetivo é criar meios para que o programa Oldnet se torne permanente e crescente após sua implementação numa dada comunidade, promovendo reflexões sobre as práticas e ampliando seus benefícios.