Nome da dinâmica: Projeção do próprio envelhecimento
Objetivos: |
1. Exercitar no jovem a projeção de seu próprio envelhecimento. |
2. Despertar questionamentos sobre o processo de envelhecimento. |
3. Estabelecer diferenças e semelhanças entre o universo jovem e o universo da terceira idade. |
Atividades: |
Cada jovem deve desenhar em uma folha sulfite como se imagina com 85 anos de idade. O desenho deve ser detalhado, exibindo o rosto, a vestimenta, o ambiente e alguma atividade. |
Em seguida, os jovens e o educador formam um círculo, e cada jovem explica seu desenho ao grupo. |
O educador deve despertar a discussão pedindo que cada um descreva seu “futuro” pautando-se nos seguintes pontos:
-
Como será seu estilo de vida?
- Qual será sua ocupação? Ainda estará trabalhando? Em que ramo de atuação?
- Estará aposentado? Em caso afirmativo, terá uma ocupação secundária?
- Qual será seu hobby?
- Terá filhos, netos? Como será seu relacionamento com eles?
- Terá problemas de saúde? Quais?
- Sua personalidade será modificada de alguma forma pela idade?
- Qual será seu estado civil?
- Como será sua vida afetiva e sexual?
- Terá vontade de aprender algo novo? O quê?
Para concluir, o educador fecha a discussão salientando as características que surgiram com mais freqüência e os pontos inusitados. |
|