Nome da dinâmica: O idoso na mídia

Objetivo:
Checar e desmistificar estereótipos relacionados à terceira idade presentes na mídia.

Atividades:
O educador apresenta ao grupo uma série de reportagens sobre terceira idade em revistas, jornais, internet, catálogos, etc.
Os jovens são divididos em duplas.
Cada dupla deve escolher uma reportagem e ler com atenção.
Após a leitura, os jovens são reunidos em círculo.

Promove-se, então, um debate sobre a imagem que a mídia oferece a respeito da terceira idade. As seguintes questões devem ser levantadas:
- Como o idoso é mostrado na mídia?
- Quais os termos que geralmente estão associados à terceira idade? (ex: “velhinhos”, “vovôs”, “senhorinha”, etc.).
- O que estes termos despertam no leitor?
- Qual o tipo de noticia está associada ao idoso? (Ex: notícia de tragédia, humor, saúde, etc.).

Para terminar, o educador levanta possíveis estereótipos sobre a terceira idade realçados ou reforçados pela mídia e oferece alternativas de abordagem do tema.



[ FECHAR ]