Nome da dinâmica: O idoso na mídia
Objetivo: |
Checar e desmistificar estereótipos relacionados à terceira idade presentes na mídia. |
Atividades: |
O educador apresenta ao grupo uma série de reportagens sobre terceira idade em revistas, jornais, internet, catálogos, etc. |
Os jovens são divididos em duplas. |
Cada dupla deve escolher uma reportagem e ler com atenção. |
Após a leitura, os jovens são reunidos em círculo. |
Promove-se, então, um debate sobre a imagem que a mídia oferece a respeito da terceira idade. As seguintes questões devem ser levantadas:
- Como o idoso é mostrado na mídia?
- Quais os termos que geralmente estão associados à terceira idade? (ex: “velhinhos”, “vovôs”, “senhorinha”, etc.).
- O que estes termos despertam no leitor?
- Qual o tipo de noticia está associada ao idoso? (Ex: notícia de tragédia, humor, saúde, etc.).
Para terminar, o educador levanta possíveis estereótipos sobre a terceira idade realçados ou reforçados pela mídia e oferece alternativas de abordagem do tema. |
|