Nome da dinâmica: Criando histórias
com fotos
Objetivos: |
1. Checar e desmistificar estereótipos relacionados à terceira idade. |
2. Estimular a imaginação dos jovens sobre o universo dos idosos. |
Atividades: |
O educador dispõe diversas fotos de pessoas idosas sobre a mesa. Cada jovem escolhe uma foto para si e imagina quem será aquele idoso, descrevendo em uma folha o que imaginou. Essa descrição deverá conter: |
Nome, idade, nacionalidade, nível de escolaridade, profissão, etc.
Características físicas (ex: gordo, magro, alto, baixo, usa bengala, tem problemas de saúde, etc.)
Características psicológicas (ex: tímido, calado, falante, sociável, etc.)
História de vida (onde nasceu, quando se casou ou não, se teve filhos, se sofreu algum acidente ou momento marcante, etc.).
Após todos concluírem a descrição, forma-se novamente o círculo e cada jovem apresenta ao grupo sua foto e seu “personagem”, lendo ou contando o que escreveu. |
Para terminar, o educador observa as características que surgiram com mais freqüência e os pontos relevantes da atividade. |
OBS: É muito interessante também utilizar esta dinâmica como um método de avaliação final do programa. Pode-se, neste caso, reapresentar as mesmas fotos aos jovens, repetindo as etapas desta atividade. Em seguida, o educador mostra aos jovens a descrição e a história que fizeram pela primeira vez. Pede-se aos jovens que comparem a visão anterior com a posterior. Desta maneira, o educador poderá verificar se houve alguma mudança significativa no modo como os jovens percebiam e percebem os idosos e a influência da experiência Oldnet neste quesito. |