Análise dos resultados
A avaliação dos resultados baseia-se no alcance dos objetivos estabelecidos. As principais fontes de informação são: o público atendido (jovens e idosos), os educadores e os parceiros envolvidos com o programa.
O sucesso do aprendizado dos idosos é percebido pelos produtos que conseguem extrair do computador - um e-mail de um parente distante, um texto impresso, uma informação localizada em um site de busca, um poema expresso e impresso com o auxilio de um editor de texto ou mesmo um desenho rabiscado com ferramentas digitais - mas também pela satisfação em aprender, relacionar-se e trocar experiências.
No aspecto geral, o programa pode ser avaliado também por meio do grau de envolvimento dos profissionais e das instituições parceiras e pelo impacto produzido na vida dos jovens e na comunidade. É de fundamental importância a elaboração de relatórios que poderão ser enviados aos parceiros da iniciativa, além de funcionar como registro do Programa Oldnet com suas propostas e resultados.
A equipe poderá definir seus próprios métodos de avaliação, de acordo com a necessidade ou as particularidades de cada local, acrescentando novas perspectivas e olhares, mas sugerimos abaixo algumas questões que devem nortear os processos de avaliação empreendidos.
Avaliando o impacto do Programa Oldnet nos idosos: |
O Programa Oldnet possibilitou ao idoso conviver com pessoas de outras idades? E qual o impacto desse encontro na vida dos idosos? |
O idoso conseguiu ampliar seus conhecimentos sobre o computador e a internet? |
O Programa Oldnet mudou a percepção do idoso em relação ao computador e às novas tecnologias? Que atividades o idosos passou a desenvolver com o auxilio do computador? |
O Programa Oldnet possibilitou ao idoso ampliar seus espaços de convívio social? O acesso à internet possibilitou intensificar e aumentar a sua rede de relacionamentos? |
Avaliando o impacto do Programa Oldnet nos jovens: |
1- O Programa Oldnet possibilitou ao jovem vivenciar plenamente o papel de professor? E qual o impacto dessa vivência na sua vida? |
2 – O Programa Oldnet contribuiu para mudar a visão dos jovens sobre os idosos? Houve quebra de possíveis estereótipos em relação aos idosos? |
3 – O Programa Oldnet favoreceu o jovem no desenvolvimento de atitudes como responsabilidade, flexibilidade e respeito à diversidade? |
Ampliando o impacto do Programa Oldnet na comunidade: |
1- O Programa Oldnet possibilitou a formação de novas parcerias na comunidade em que ele ocorreu? Como os parceiros avaliam o Programa? |
2 – As instituições ou famílias dos jovens e idosos acreditam que o Programa Oldnet contribuiu de maneira positiva em suas vidas? Como? |
3- O Programa Oldnet contribuiu para estimular participação social dos jovens e idosos na comunidade? |
Sustentabilidade e continuidade
Numa visão econômica, o retorno financeiro de um projeto determina sua sustentabilidade na medida em que possibilita que este possa funcionar efetivamente e indefinidamente depois que a assistência financeira externa acaba. Isso quer dizer que, para a sua sustentabilidade, devem-se considerar recursos que garantam a continuidade e a manutenção do programa.
A interação com a comunidade, a articulação de parcerias efetivas, a geração e administração dos recursos financeiros e a adoção de mecanismos de ação social parecem ser fatores necessários à integralidade do programa e à sua continuidade por meio de estratégias que garantam o desenvolvimento sustentável da iniciativa.
Assim, consideramos que uma experiência é sustentável quando as diversas forças, que se mobilizaram para concretizá-la, continuam ativas após o término do investimento inicial que lhe deu origem.
A partir de tais considerações, veremos abaixo algumas sugestões de estratégias que podem promover sustentabilidade ao programa Oldnet:
Articulação de parcerias com escolas, governo, cursos e empresas que possam fornecer parte dos recursos materiais e humanos por meio de programas de investimento social ou doações; |
Articulação de parcerias com laboratórios de informática ou cyber cafés que possam abrigar gratuitamente as oficinas Oldnet nos horários ociosos; |
Construção de sites ou blogs que poderão ser implementados conjuntamente por jovens e idosos durante as aulas do programa, com o objetivo de oferecer serviços e/ou produtos capazes de produzir recursos financeiros por patrocínio, doação ou e-commerce; |
Desenvolvimento de programa de captação de recursos/doações junto a pessoas físicas ou jurídicas; |