A EQUIPE:
Formando o grupo de trabalho
Antes de tudo, é importante compreender que as pessoas envolvidas são co-autoras do processo, colaborando democraticamente com a criação, decisão, mobilização e articulação de idéias e soluções diárias. Trabalhar em equipe significa avaliar continuamente os deveres e os direitos de cada um. É preciso delegar responsabilidades, estabelecer limites, valorizar e respeitar opiniões. Tal abordagem torna o cumprimento dos objetivos uma tarefa mais fácil e agradável, dividindo possíveis dificuldades e também as conquistas durante o processo.
As etapas do programa são planejadas, realizadas e avaliadas por todos que podem e devem contribuir ativamente para o enriquecimento do processo.
Para a montagem de uma equipe de trabalho ideal, serão considerados basicamente cinco profissionais:
Agente Multiplicador
O Agente Multiplicador é o responsável pela implementação do programa Oldnet em sua comunidade. Ele identifica os laboratórios potenciais, articula parcerias e faz os contatos iniciais com as outras entidades. Seu trabalho deve estar sintonizado com o trabalho do educador, desde a verificação das condições do espaço e os equipamentos necessários até a montagem e a supervisão geral dos laboratórios.
Cada agente multiplicador deve traçar sua própria estratégia de gestão e implementação de Programa Oldnet. As diretrizes estão aqui para ajudá-lo e guiá-lo.
| Perguntas estratégicas: |
| Quais habilidades e/ou competências são necessárias à implementação do Programa? |
| Quais as estruturas/sistemas/métodos são necessários? |
| Com quem (pessoas/organizações) é necessário relacionar-se? |
| Funções do Agente Multiplicador |
| Responsável pela implementação do programa; |
| Contatos iniciais com os parceiros; |
| Mapeamento, montagem e supervisão geral dos laboratórios; |
| Gestão administrativa e financeira. |
| Caberá também ao agente multiplicador: |
| A elaboração e o acompanhamento do cronograma, |
| A gestão do organograma e montagem da equipe, |
| A elaboração e o acompanhamento do orçamento, |
| A gestão da comunicação com os parceiros. |
Para consultar alguns modelos de gestão do programa, clique abaixo:
Cronograma
Organograma
Orçamento
Educador
O educador é o profissional responsável pelas atividades pedagógicas. Deve possuir conhecimentos básicos em informática e conhecer o universo dos idosos e dos jovens.
Os educadores dedicam tempo e energia para promover o estabelecimento de vínculos, recrutando, capacitando e acompanhando os jovens voluntários do programa de modo a assegurar o desenvolvimento dos idosos no processo e elaborando, junto com o agente multiplicador, as melhores estratégias de manutenção e qualificação das parcerias.
Ele deve ter em mente que o encontro entre jovens e idosos é o foco principal do laboratório de informática do Programa Oldnet. Por isso, seu papel é gerenciar as atividades pedagógicas com flexibilidade e empatia, facilitando o encontro entre as gerações, auxiliando jovens e idosos em suas necessidades, estimulando a autonomia de cada jovem professor. É o educador quem observará mais atentamente a atuação do grupo e as relações que se constroem durante o desenvolvimento do programa, intervindo e auxiliando quando necessário.
Geralmente, esta é uma função desempenhada por psicólogos, pedagogos ou qualquer outra pessoa que apresente as qualidades necessárias para tal.
| Funções do Educador: |
| Condução das atividades pedagógicas; |
| Orientação das atividades pedagógicas; |
| Recrutamento, seleção e capacitação dos jovens; |
| Divulgação do programa junto aos idosos; |
| Inscrição dos idosos; |
| Coordenação do registro de atividades elaborado pelos jovens. |
Monitor
O monitor é um jovem escolhido para auxiliar o educador e os outros jovens na organização, condução e preparação das aulas e atividades. Ele poderá ser responsável pela organização dos registros e arquivos de aulas, lista de chamada, discutir o andamento das aulas e ainda substituir um jovem professor ausente.
O monitor fará um treinamento intensivo com os técnicos de informática, a fim de desenvolver habilidades para o uso efetivo dos recursos hardware e softwareganhando autonomia para a solução de problemas mais simples que venham a ocorrer nas máquinas dos laboratórios. ´
| Funções do monitor: |
| Auxilia o educador em suas tarefas; |
| Auxilia os jovens aprendizes na preparação das aulas; |
| Quando se fizer necessário, dá aulas aos idosos; |
| Faz a capacitação em informática com técnicos especializados; |
| Presta socorro emergencial em casos de problemas técnicos nos computadores ou busca auxílio com o técnico em informática. |
Técnico em informática
O técnico em informática acompanha periodicamente as instalações e os equipamentos, prestando suporte técnico na solução de problemas, atualizando e realizando a manutenção preventiva das máquinas, fazendo back-up dos arquivos.
Inicialmente, o técnico verifica as condições e a infra-estrutura do espaço no qual será montado o laboratório Oldnet e participa da capacitação técnica dos monitores. Embora este profissional não esteja presente em todas as atividades, será solicitado sempre que necessário.
| Funções do técnico em informática: |
| Presta suporte técnico e resolve eventuais problemas nos equipamentos do laboratório; |
| Faz back-up dos arquivos necessários ao programa; |
| Realiza a manutenção preventiva das máquinas; |
| Faz o treinamento dos monitores, oferecendo noções básicas de informática; |
ESTABELECENDO PARCERIAS
A relevância social e a credibilidade do Programa Oldnet permitem firmar parcerias com instituições de ensino para o recrutamento de jovens voluntários, com instituições que sediarão os laboratórios, com lares de idosos e com uma série de parceiros financiadores, caso seja necessário o aporte de recursos extras.
A Cidade Escola Aprendiz contou com o apoio de vários parceiros na realização de seus laboratórios Oldnet, mas este caminho poderá ser encurtado à medida que os agentes multiplicadores possam sediar e financiar seus laboratórios.
Dependendo de cada caso, poderá ser necessário contatar uma ou mais instituições financiadoras que tornem viável a implementação do programa.