Primeiro ato: preparação da aula
Cada encontro semanal inicia-se com o momento destinado à preparação da aula. Esta atividade tem 1 hora de duração.

 Os jovens professores sob orientação do educador e do monitor, elaboram, organizam suas atividades e se preparam para o encontro com o idoso, planejando e revisando conteúdos e materiais a serem utilizados.  

As aulas são personalizadas e devem respeitar tanto o ritmo da aprendizagem quanto os interesses do idoso. No entanto, alguns conteúdos são obrigatórios, já que são pré-requisitos básicos para o uso de ferramentas mais avançadas ou específicas. Esses conteúdos incluem atividades como ligar e desligar o computador, uso dos softwares básicos, domínio de periféricos como teclado e mouse, entre outros.

Para que isso aconteça, o educador orienta o jovem no sentido de perceber os movimentos da aprendizagem de seu aluno: dificuldades, bloqueios, demandas específicas. Os jovens devem estar sempre disponíveis para conversar, trocar idéias e entender as expectativas e os anseios do seu aluno. O educador e o monitor auxiliam os jovens neste momento, cuidando para que as aulas sejam compreensíveis e os conteúdos sejam expostos com clareza, seguindo os parâmetros já apresentados no terceiro dia de capacitação.

Segundo ato: a aula propriamente dita
Neste momento, os idosos recebem uma aula individual (um jovem para cada idoso) e aprendem a utilizar os aplicativos do computador (Word, Internet, entre outros).  Esta atividade tem 1 hora de duração.

Durante a aula, o jovem tem autonomia para conduzir o processo de ensino-aprendizagem, porém, o educador pode auxiliá-lo nos casos em que haja extrema dificuldade do jovem se expressar, extrema dificuldade do idoso compreender, problemas de relacionamento entre a dupla ou qualquer outra situação na qual o educador perceba que sua intervenção seja realmente necessária.

Terceiro ato: bate-papo, descontração e socialização
Quando a aula termina, idosos, jovens, educadores e monitores aproveitam para conversar e relaxar. Pelo menos 15 minutos são reservados para esta socialização.

 Este momento oferece oportunidade para uma conversa descontraída e um lanche coletivo.

Dica úteis :
No formato adotado pela Cidade Escola Aprendiz, o lanche é oferecido aos participantes do laboratório e está previsto no orçamento. Na impossibilidade de se oferecer o lanche, outras formas de socialização devem ser consideradas.

Quarto ato: reflexão, avaliação e registro
Após a socialização e encerrado o contato com os idosos, os jovens professores, o educador e o monitor reúnem-se  para trocar impressões sobre a aula dada. Este momento de reflexão da prática pedagógica do grupo é mediado pelo educador e conta com o relato de cada jovem sobre a sua experiência, compartilhando novas técnicas de ensino e aprendizagem.

Os jovens podem apresentar seus problemas e desafios como professores, expor idéias e exemplos próprios, discutindo formas de aperfeiçoar a expressão oral e a comunicação.

Além da avaliação da metodologia e das estratégias, podem-se revisar os próximos conteúdos a serem abordados e planejar o formato das aulas de acordo com a percepção do processo de aprendizagem dos idosos.

Em seguida, cada jovem redige um pequeno relatório registrando sua avaliação da aula.
                             
Clique para consultar modelo de relatório registro de aula.