Era uma vez... Oldnet
O jovem Gilberto Dimenstein ainda cursava o colegial quando observava, dia após dia, o Lar Golda Meir, uma instituição dedicada aos idosos, que ficava em frente à sua escola, no bairro da Vila Mariana. Aquelas imagens provocaram sentimentos e idéias em torno das histórias de vida dos idosos. Gilberto imaginava de que maneira a comunidade poderia interagir com aquelas pessoas idosas, em benefício de todos. Uma observação sensível e uma idéia latente que futuramente renderiam frutos...
Muitos anos se passaram. Em 1997, residindo em Nova York e já exercendo a profissão de jornalista, refletia sobre inserção dos Direitos Humanos no currículo escolar. Foi então que idealizou o Projeto Aprendiz, criando um site que complementava e atualizava em tempo real o conteúdo do livro Aprendiz do Futuro, lançado na época pela editora Ática no Brasil.
O conteúdo do site Aprendiz era mantido por jovens de escolas públicas e particulares e coordenado por jornalistas. Foi uma das primeiras experiências em educomunicação no Brasil. A partir da redação do site, outros projetos envolvendo comunicação, arte, educação e participação juvenil surgiram.
Em 1998, o Projeto Aprendiz deu origem à ONG Cidade Escola Aprendiz, visando um diálogo mais contundente com a comunidade de forma a ampliar ainda mais suas atividades. A arte e a informática passaram a ser utilizadas como ferramentas para aperfeiçoar a expressão e a comunicação do jovem, com o intuito de desenvolver experimentos educacionais.
Desde então, um inovador trabalho educativo foi desenvolvido com crianças e jovens, mobilizando a comunidade para a melhoria da educação.
Mas, e os idosos? Como articular uma educação para o futuro, envolvendo a comunidade sem incluir os idosos? Numa cultura que valoriza a velocidade da informação, a inovação tecnológica e a jovialidade, como transformar o medo de envelhecer em novas descobertas e oportunidades de envelhecer com qualidade?
Retomando aquele antigo sonho dos tempos de colégio, Gilberto Dimenstein decidiu criar um projeto vinculando jovens e idosos mediados pelo computador, o grande tabu na vida das pessoas de mais idade. Formular esta aproximação entre idosos e jovens usando como meio a mesma máquina que, a princípio, parecia distanciá-los ainda mais, era um grande desafio.
Maior ainda se somarmos a isso o sentimento de receio e até mesmo raiva que a dificuldade em decifrar os enigmas da informática provoca nos idosos.
Era o início do programa piloto Oldnet. Em 1999, um laboratório de informática foi instalado no Lar Golda Meir, aquele mesmo Lar em frente ao colégio em que Dimenstein estudara. Em parceria com o colégio Bialik, formou-se a primeira turma de jovens voluntários. Os adolescentes passaram a freqüentar semanalmente a instituição dos idosos, ensinando aos interessados as primeiras noções de informática.
Os encontros semanais da oficina geraram impactos positivos na vida de todos os envolvidos e ganharam destaque na mídia. O programa foi replicado em diversos locais de São Paulo, ganhando novos contornos pelo fortalecimento de sua metodologia.
Os resultados desta experiência educativa e a proposta de replicá-la em outros lugares do Brasil e do mundo abrem espaço para a continuidade desta história que recomeça aqui com novos empreendedores, estimulados por sonhos parecidos com o do jovem Dimenstein.