ENSAIO: PREPARANDO-SE PARA A ATUAÇÃO

Capacitação dos jovens
Antes do início das aulas, os jovens passam por um processo de capacitação. Além de oferecer uma preparação para o exercício de dar aulas, tal procedimento colabora para que o jovem professor conheça aspectos e particularidades do universo da terceira idade.

A capacitação prepara o jovem para o desempenho de suas funções por meio de palestras, seminários, debates, reflexões, dinâmicas e simulações de aula.

A capacitação dos jovens inclui quatro etapas:
Etapa 1 - Integração do grupo;
Etapa 2 - Contato com o universo dos idosos;
Etapa 3 - Planejamento e preparação das aulas;
Etapa 4 - O primeiro dia de aula

Primeiro momento: Integração do grupo
O primeiro dia de capacitação é dedicado à integração do grupo de jovens por meio de dinâmicas ou atividades adaptadas à cultura local. As dinâmicas e atividades aqui apresentadas foram criadas e/ou adequadas pelas educadoras da Associação Cidade Escola Aprendiz.

Para consultar dinâmicas do primeiro encontro, clique abaixo:
Apresentação invertida
Preparando uma apresentação para o idoso

Segundo momento: conhecendo o universo dos idosos
O segundo dia da capacitação é dedicado a aproximar o jovem do universo da terceira idade.

Para consultar dinâmicas do segundo encontro, clique abaixo:
Sentir-se idoso
Fazendo um dicionário para o idoso

Projeção do próprio envelhecimento

Criando histórias com fotos
O idoso na mídia

Neste sentido, algumas atividades podem ser propostas para que o jovem conheça as peculiaridades dos idosos, suas necessidades e dificuldades, aspectos físicos e emocionais do envelhecimento, coordenação motora, memória, capacidade de atenção, visão e audição. Juntamente com o educador, um convidado especialista no assunto (geriatra, psicólogo, assistente social, etc.) poderá ministrar palestras e conduzir debates.

Terceiro momento: planejamento e preparação das aulas
Neste encontro, os jovens serão convidados a preparar sua primeira aula de informática para os idosos. É importante salientar que esta preparação inclui a seleção do conteúdo, o modo de transmiti-lo e a elaboração do material didático.

Essa aula deverá atender aos seguintes requisitos:
Título claro;
Tamanho de letra adequado;
Clareza na explicação, de preferência com o auxílio de analogias ou metáforas para facilitar o entendimento;
Uso de exemplos;
Utilização de imagens ilustrando os conteúdos;
Sempre que possível, organizar a explicação em forma de tópicos, com instruções passo a passo;
Seguir uma ordem lógica para a apresentação de novos conteúdos;
Preparar aulas de revisão regularmente (a periodicidade será definida de acordo com as necessidades de cada idoso).

Durante a elaboração das aulas, o educador e o monitor devem orientar, auxiliar e supervisionar o jovem professor na confecção dos materiais, adequando e realizando os ajustes necessários.

Dicas úteis:
Para uma melhor organização, o monitor deve criar pastas no computador (e disponibilizá-las em rede), com o nome de cada professor para arquivar os materiais didáticos confeccionados, de modo que todos possam acessar estes conteúdos. O monitor também deve criar uma pasta para cada idoso com o objetivo de armazenar o portifólio dos seus trabalhos.

Quarto momento: o primeiro dia de aula
A primeira aula com os idosos é considerada ainda parte da fase de capacitação dos jovens.

Antes da chegada dos idosos definem-se as duplas, ou seja, que jovem dará aula para que idoso.

 Esta primeira aula geralmente é atípica, pois tem como objetivo não só a transmissão de conteúdos,
mas também a apresentação dos idosos aos seus jovens professores, iniciando um processo de integração.

Esta integração é facilitada pela aplicação de uma dinâmica de grupo entre jovens e idosos. Sugerimos a dinâmica denominada Apresentação invertida. Clique aqui para consultar a dinâmica.

Após a realização desta atividade, cada jovem apresenta ao seu aluno o material que preparou no primeiro dia de capacitação, durante a dinâmica denominada Preparando uma apresentação para o idoso. Clique aqui para consultar a dinâmica.

Neste primeiro encontro é importante garantir que sejam estabelecidos os acordos e os combinado s quanto à utilização do espaço, à postura, à responsabilidade e ao compromisso com o trabalho voluntário, incluindo assiduidade e pontualidade.