A AMD e a iniciativa 50 x 15
É motivo de honra e orgulho para a AMD Mundial ver consolidado, por meio deste material, o seu desejo de estimular e promover o acesso de pessoas de mais idade à tecnologia e à internet. A AMD (www.amd.com) é uma empresa global, líder em soluções inovadoras de microprocessadores para a indústria de computação, de comunicações e de produtos eletrônicos de consumo. Fundada em 1969, é especializada em fornecer soluções de ponta voltadas para atender às necessidades dos clientes e capacitada para potencializar os recursos tecnológicos dos usuários no mundo todo.

Em 2004, a AMD lançou a iniciativa 50 x 15 (www.50X15.com), cuja meta é ter 50% da população do mundo conectada à internet até o ano 2015. Atualmente, estima-se que apenas 12% da população mundial tenha acesso à rede. Isto não só impede que as populações de regiões emergentes conquistem melhores oportunidades educacionais, sociais e de negócios, como limita as chances de crescimento econômico e a participação destes países na economia global.

No mundo todo, a AMD estabelece parcerias com empresas e organizações a fim de capacitar e ajudar pessoas a melhorar e mudar suas vidas.

O Programa Oldnet, criado e desenvolvido pela ONG Cidade Escola Aprendiz, está totalmente integrado e plenamente convergente com as propostas do 50 X 15 da AMD Mundial. Desta união de ideais nasce esta parceria para a difusão do Programa Oldnet - um modelo inovador e mundialmente viável para a inclusão digital de idosos.

Cidade Escola Aprendiz
É com grande prazer que, nós, da Associação Cidade Escola Aprendiz, apresentamos, em parceria com a AMD Mundial, este material contendo a metodologia de disseminação do Programa Oldnet.

A Cidade Escola Aprendiz é um laboratório de pedagogia comunitária que realiza a experiência do bairro-escola, dedicada ao aprimoramento simultâneo da comunidade e da educação.

Idealizada pelo jornalista Gilberto Dimenstein e fundada em 1997, no bairro da Vila Madalena, cidade de São Paulo, a Cidade Escola Aprendiz pesquisa e dissemina inovações em educação, propondo novas idéias e novos espaços — não restritos às escolas e instituições de ensino — para a construção do conhecimento e da cidadania.

O objetivo é integrar escola e comunidade, compondo uma vivência única de aprendizado, na qual praças, ateliês, lojas, cinemas, livrarias, oficinas, estúdios, becos, danceterias e cafés se transformem em salas de aula informais sintonizadas com os currículos escolares.

Observar as trilhas que os jovens percorrem no contexto urbano, explorando os potenciais educativos presentes na comunidade, significa pensar a cidade como espaço de conhecimento. Surge daí uma escola sem muros e uma nova geografia do aprendizado.

Este conceito tomou forma através do chamado Bairro-Escola, um laboratório de metodologias educativas que une educação, arte, comunicação, tecnologia, cidadania e trabalho, envolvendo toda a comunidade na formação de seus aprendizes. Nessa concepção, os percursos estão em permanente mobilização e construção. Todos são educadores e todos são aprendizes.

Encurta-se, então, a distância entre educação formal e informal. Além disso, os projetos da Cidade Escola Aprendiz têm cunho associativo e prevêem a construção de alianças entre empresas, comunidades, órgãos do governo e instituições de ensino.

É neste cenário que o Programa Oldnet aconteceu e se fortaleceu, não apenas permitindo a formação de adolescentes e jovens voluntários provenientes das escolas parceiras da Cidade Escola Aprendiz, mas também realizando um antigo sonho de integrar os idosos aos processos educativos que já estavam sendo empreendidos junto á comunidade. O Programa Oldnet é fonte de constante inspiração para toda a equipe envolvida graças a seu caráter humanístico, inovador e aos excelentes resultados obtidos com os jovens e os idosos participantes.

Durante os sete anos de existência do programa, acumulamos muitas experiências e aprendizados que temos a alegria de compartilhar com outros educadores e gestores sociais estimulados, como nós, a empreender iniciativas educativas que contemplem toda a comunidade e que ampliem o conhecimento para muito além dos muros das escolas e universidades. Este material reúne todas as informações importantes para a implementação de oficinas do programa Oldnet em diversas comunidades. Buscamos uma comunicação simples e direta para construção de uma metodologia suficientemente aberta a fim de acolher possíveis adaptações à realidade de cada local.

Para finalizar, gostaríamos de lembrar que o entusiasmo e o esforço de todos os envolvidos na concretização e consolidação do Programa Oldnet são recompensados sempre e a cada dia. São maravilhosos os resultados alcançados ao vermos idosos integrados ao universo digital, jovens experimentando-se como educadores e as trocas intensas entre eles, compartilhando experiências e histórias de vida.